HSBC é bicampeão no ranking mensal de reclamações de clientes no BC
15/01/2014 - Por Bancários CGR
O HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido em dezembro entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC).
Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O banco inglês teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.
O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes. O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.
O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29. Encerrando o "top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal, com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.
O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro. No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
Débitos não autorizados são as principais queixas
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444 ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).
O segundo maior número de queixas esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander. Já a prestação irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander. A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.
Entre as administradoras de consórcio, o Banco Central somou 13 reclamações no mês passado, mesmo número observado em novembro. As principais reclamações envolvem liberação de créditos e esclarecimentos incompletos.
Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico