Destaques Campanha PLR Bancos Itaú
Itaú pagará a segunda parcela da PLR no dia 28
06/02/2025
Bancos começam a responder ofício da Contraf-CUT solicitando a antecipação do pagamento
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), enviou, na terça-feira (4), ofício às instituições bancárias do país solicitando a antecipação do pagamento da 2ª parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente ao exercício de 2024.
Nos ofícios, a Contraf-CUT ressalta que, “muito embora a cláusula primeira da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – PLR 2024 tenha previsão de pagamento até o dia 01 de março de 2025, sabe-se que nos meses de janeiro e fevereiro concentram-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outras, razão pela qual se justifica a solicitação para que os bancos façam o pagamento em data antecipada”.
O Itaú anunciou que a segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) será paga no dia 28 de fevereiro. O valor é referente ao exercício de 2024, descontando o adiantamento realizado em setembro do ano passado.
A PLR e a PCR são conquistas fruto da mobilização e da luta dos bancários junto às suas entidades representativas. Esses direitos refletem nossa organização nacional e garantem o reconhecimento justo pelo trabalho dos bancários do Itaú.
Outros bancos
Os bancos Citibank e Safra também já informaram que as datas de pagamento serão antecipadas para os dias 7 e 25 de fevereiro, respectivamente.
Bancos públicos
As datas de pagamento da PLR dos bancos públicos são diferentes das definidas na CCT da categoria. Por exemplo, na Caixa o pagamento pode ser realizado até 31 de março, e no Banco do Brasil em até 20 dias após a distribuição de dividendos aos acionistas. A Contraf-CUT também sempre solicita a antecipação dos pagamentos aos bancos públicos.
*Seeb-CGR com informações da Contraf-CUT