Itaú Unibanco reestrutura área de cartões devido acirramento da concorrência
25/04/2011 - Por Bancários CGR
Atento ao acirramento da concorrência do setor de cartões, com a estreia  da bandeira Elo, o Itaú Unibanco iniciou uma reestruturação na  Itaucard, divisão que comanda a área de cartões. Para isso, contratou a  consultoria Galeazzi & Associados para comandar o processo, segundo  apurou a reportagem do Valor.
 
 A primeira grande transformação ocorreu na semana passada, com a  demissão de pelo menos três diretores da Itaucard e remanejamento de  executivos para outras áreas.
 
 Deixou a empresa o diretor-executivo Ivo Luiz Vieitas, presidente da  Hipercard, cartão private label que nasceu na rede de supermercados  Bompreço, do Nordeste, e virou uma bandeira amplamente explorada pelo  Itaú para acessar a população de menor renda. Vieitas comandava a  operação como principal executivo desde 2004, quando o Unibanco adquiriu  a Hipercard da rede de varejo, enquanto a americana Walmart comprou a  rede varejista.
 
 A marca Hipercard reúne as atividades de emissor, por meio do Banco  Hipercard, bandeira e credenciamento de lojistas - essa última atividade  recentemente passou a ser desempenhada pela Redecard, também do grupo  Itaú Unibanco. A Hipercard está debaixo da Itaucard, comandada por  Márcio Schettini, executivo oriundo do Unibanco e hoje um dos  vice-presidentes do conglomerado.
 
 Segundo apurou o Valor, também teria deixado a empresa o executivo  Carlos Henrique Zanvettor, responsável pela área de cartões de não  correntista. Por conta das diversas parcerias com o varejo - Pão de  Açúcar, Lojas Marisa, Lojas Americanas, Ponto Frio e Magazine Luiza  -trata-se de uma base relevante.
 
 Para se ter uma ideia da importância da área de cartões no Itaú  Unibanco, na carteira de crédito pessoa física, o segmento tinha ao fim  do ano passado a segunda maior participação no bolo de ativos, com R$  34,9 bilhões. Nas receitas de prestação de serviços, os cartões  lideraram a arrecadação em 2010, com R$ 6,6 bilhões.
 
 Até o fechamento desta reportagem, a assessoria de imprensa do Itaú  Unibanco confirmou apenas a saída de Ivo Vieitas. Procurados, os  executivos da Galeazzi & Associados não comentaram o tema.
 
 De acordo com executivos que conhecem a operação da Itaucard, um dos  objetivos do Itaú Unibanco é fazer a divisão de cartões ser mais  eficiente e acelerar o ritmo de crescimento da Hipercard. Em tese, é a  bandeira que teria condições de rivalizar com o Elo, bandeira  recém-criada e que tem emissão conjunta de Bradesco, Banco do Brasil e  Caixa Econômica Federal. 
 
 Só que um acordo de exclusividade com o Walmart impede que o Hipercard  seja aceito em estabelecimentos concorrentes. Esse é um dos obstáculos  para que o Hipercard, já capturado pela Redecard, seja um cartão de  abrangência ampla em território nacional. Para isso mudar, o acordo  teria que ser revisto.
 
 Hoje, a Hipercard detém cerca de 7% de participação do mercado. A  bandeira é forte sobretudo no Nordeste, onde concentra aproximadamente  20% do mercado.
 
 As mudanças na área de cartões no Itaú não se restringem à Itaucard. Na  Redecard, agora sob o comando de Claudio Takashi Yamaguti, também há  alterações. Dentro de um plano de reestruturação para dar mais "foco ao  cliente", deixaram a empresa os diretores Claudio Oliveira, que  comandava a área de grandes contas; Ramon Gomez, responsável pelo  varejo, e, Alessandro Raposo, de marketing e produtos. Yamaguti foi  nomeado em fevereiro, mas seu antecessor, Roberto Medeiros, permaneceu  no cargo até o fim do mês passado para a transição. 
 
Fonte: Contraf/CUT com Valor Econômico

