Justiça nega interdito ao Santander em Campina Grande
08/10/2013 - Por Bancários CGR
No 20º dia de greve, os bancários de Campina Grande e Região, na Paraíba, obtiveram mais uma conquista. Nesta terça-feira, 8, a Justiça do Trabalho negou o pedido de interdito proibitório solicitado pelo Santander. Este já o terceiro interdito barrado pela Justiça no município.
Conforme o Dr. Paulo Nunes de Oliveira, da 3ª Vara do Trabalho de Campina Grande, não houve exercício abusivo do direito de greve. O juiz considerou que a movimentação dos grevistas (inclusive no interior da agência), a exemplo de faixas, cartazes e equipamentos de som são instrumentos lícitos e necessários para o exercício deste direito constitucional.
Ainda de acordo com o magistrado, a interposição das ações indicadas pelo Banco, se configura numa tentativa de violar os direitos fundamentais dos trabalhadores, como prevê os artigos (8º e 9º da Constituição Federal), demonstrando uma atitude antissindical da Instituição Financeira.
A Justiça também negou os interditos ao Itaú e o Bradesco, ratificando que a greve transcorre dentro da legalidade. Os banqueiros se negam a apresentar propostas decentes aos trabalhadores e tentam de todas as formas burlar o movimento. Contudo, a categoria permanece unida e as mobilizações se intensificarão até que os bancários recebam o que lhes é de direito: um reajuste com ganho real e melhores condições de trabalho.
Fonte: Seeb-CGR