Destaques Bancos Banco Mercantil
Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
12/11/2025
Instituição mantém sequência de 12 trimestres consecutivos de recordes e amplia carteira de crédito e base de clientes

O Banco Mercantil do Brasil (BMB) registrou lucro líquido contábil de R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025, resultado 34,8% superior ao obtido no mesmo período do ano anterior, quando lucrou R$ 547,2 milhões. Somente no terceiro trimestre, o ganho foi de R$ 254,3 milhões, crescimento de 4,8% sobre o trimestre anterior. De acordo com o próprio banco, este é o 12º trimestre consecutivo de lucro recorde.
O desempenho foi impulsionado principalmente pela expansão da carteira de crédito, que atingiu R$ 21,6 bilhões — alta de 30,5% em 12 meses —, e pelo forte aumento das receitas de operações de crédito (+30,4%) e do resultado com títulos e valores mobiliários (+118,5%). A rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE) alcançou o expressivo índice de 45%, 3,9 pontos percentuais acima do registrado um ano antes.
Os ativos totais do BMB cresceram 32,5% em 12 meses, chegando a R$ 31,5 bilhões, enquanto o patrimônio líquido atingiu R$ 2,3 bilhões, aumento de 15,6%. A inadimplência para atrasos acima de 90 dias ficou em 2,81%, com alta de 0,88 ponto percentual em relação a setembro de 2024. Já as provisões para perdas esperadas totalizaram R$ 355 milhões, crescimento de 1,7% em doze meses, mas com redução de 11,3% no trimestre.
No campo operacional, o banco também ampliou receitas com prestação de serviços, que somaram R$ 644,8 milhões (+26,4%), enquanto as despesas de pessoal subiram 19,9%, totalizando R$ 572,7 milhões — o que resultou em uma cobertura de 112,6% dessas despesas pelas receitas de serviços.
O quadro de funcionários e estagiários chegou a 3.646, com abertura de 243 postos de trabalho em 12 meses e 46 no trimestre. O BMB também expandiu sua rede de atendimento, que passou a contar com 352 pontos após a abertura de 45 novas unidades. A base de clientes cresceu em 400 mil, alcançando 8,3 milhões de pessoas. Outro destaque foi o avanço da digitalização: 85% das operações de crédito consignado foram originadas por canais digitais.
Para o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil, Vanderci Antônio da Silva, os resultados reforçam a importância dos trabalhadores para o desempenho da instituição. “O banco vive uma fase de crescimento expressivo, e isso só é possível graças ao empenho e à dedicação de cada funcionário. Esperamos que esse bom momento também se reflita em valorização para todos os que constroem esses resultados”, destacou Vanderci.
Fonte: Contraf-CUT
