Mídia vira aliada na estratégia de expansão da Caixa Econômica Federal
27/05/2013 - Por Bancários CGR
Um banco que quer se tornar um dos três maiores do Brasil dentro dos próximos dez anos, a multinacional que fez o lançamento mais bem-sucedido de sua história em 2012 e uma empresa de TV por assinatura que cresce 30% ao ano estão entre as companhias que mais investem em mídia no Brasil, de acordo com a edição 2013 do levantamento Agências & Anunciantes, do Ibope Monitor, divulgado pelo Meio & Mensagem.
Com o crescimento expressivo do investimento feito por quase todos os dez principais anunciantes, a pesquisa mostra que é possível fazer uma relação entre o investimento em marketing e o desempenho financeiro das companhias.
A Caixa Econômica Federal, que subiu duas posições no ranking, com investimento em mídia 58% maior no ano passado, usa o marketing para correr atrás de uma meta ambiciosa definida pelo presidente da instituição financeira, Jorge Hereda: fazer da Caixa um dos três maiores bancos do País em de dez anos. Não é uma tarefa fácil. Para atingir a meta, ela terá de desbancar pelo menos um de três gigantes: Itaú, Banco do Brasil ou Bradesco.
Por isso, a Caixa se tornou - de longe - o banco que mais investe em mídia no Brasil (gasta mais que o dobro do que BB, Bradesco ou Itaú). No ano passado, a Caixa aproveitou o corte de juros determinado pelo governo federal para aumentar sua presença na mídia em quase 60%.
Com lucro de 17% em 2012, a empresa vem mês a mês batendo recorde de concessão de crédito. "No começo do ano, estávamos em R$ 1 bilhão por dia; agora, já estamos em R$ 1,2 bilhão", diz Clauir Santos diretor de marketing da Caixa. Ele lembra ainda que a instituição captou 3 milhões de correntistas em 2012.
Fonte: Fernando Scheller - O Estado de São Paulo