Destaques Movimento Sindical Geral Reforma Tributária

Movimentos sociais realizam "dia D" de mobilização nas redes em favor do Plebiscito Popular

28/08/2025

Nesta quinta (28), organizações realizarão, em massa, postagens nas redes sociais e em grupos do WhatsApp e Telegram para incentivar a participação no levantamento

Desde o dia 1º de julho, é possível participar do Plebiscito Popular 2025. Neste ano, a população é chamada a responder "sim" ou "não" para duas perguntas:

- Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e do fim da escala 6×1?
- Você é a favor de que quem ganhe mais de R$ 50 mil por mês pague mais Imposto de Renda para que quem recebe até R$ 5 mil por mês não pague?

O levantamento irá receber os votos até o dia 7 de setembro, por meio de urnas físicas (espalhadas em sindicatos, praças, igrejas, terminais de transporte, escolas ou locais de trabalho) ou por urnas digitais, como a registrada pela Contraf-CUT e que pode ser acessada por link (clique aqui) ou pelo QR Code abaixo (basta apontar a câmera do celular, que você será direcionado para a votação):

Para reforçar o número de votos, movimentos sociais do país inteiro, incluindo o movimento sindical bancário, representando pela Contraf-CUT, realizarão postagens em massa nas redes sociais e em grupos do WhatsApp e Telegram, nesta quinta-feira (28).

"Essa participação popular é fundamental, porque os resultados do Plebiscito Popular serão encaminhados aos deputados e senadores, para que as propostas se tornem leis. A questão da isenção do Imposto de Renda (IR), por exemplo, já tramita no Congresso. Mas nós sabemos que a decisão dos parlamentares será favorável à nós, trabalhadores e trabalhadoras, se conseguirmos ampliar a pressão popular e, o plebiscito, é uma importante ferramenta para isso", explica Elaine Cutis, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

A Contraf-CUT vem produzindo uma série de materiais, que incluem peças para as redes (cards e vídeos), para impresso e para anúncios em áudio nas ruas (spots). Todos eles podem ser baixados no link:
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1Wef-FNjrM9bLDPeNaHmkzWXnYTNhSNXl

"Esses materiais foram produzidos para serem amplamente distribuídos e compartilhados, não só nesta quinta-feira (28), o 'dia D' de mobilização nas redes, mas até o final da campanha para angariar votos, em 7 de setembro, quando também iremos para as ruas defendendo tanto as pautas do Plebiscito Popular 2025, quanto a soberania do país, junto com as centrais sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Grito dos Excluídos", conclui Elaine Cutis.

Fonte: Contraf-CUT

Outras Notícias