Negociações específicas com BB começam dia 2

22/10/2010 - Por Bancários CGR

Saúde e segurança bancária abrem debates com a direção do banco federal
O Comando Nacional dos Bancários inicia na quinta-feira 2 as negociações das reivindicações específicas do funcionalismo do Banco do Brasil na Campanha Nacional Unificada 2010.

Na reunião será definido o calendário das negociações que acontecem concomitantemente às gerais da categoria com a federação dos bancos (Fenaban), além da discussão de questões relacionadas à saúde e à segurança bancária.


Temas como exame periódico de saúde, a regulamentação de procedimentos do Sesmt e o impacto das cobranças por metas abusivas na saúde do trabalhador serão debatidos já na primeira reunião.

No que diz respeito à segurança, o principal ponto de debate será o projeto-piloto do Banco do Brasil, que pretende retirar as portas giratórias das agências. Medida que coloca em risco a vida de bancários e clientes e que já foi motivo de recentes manifestações do Sindicato.

Os temas referentes à saúde do trabalhador que são comuns a toda a categoria bancária, como o assédio moral e as metas abusivas, serão negociadas pelo Comando Nacional na mesa da Fenaban, na quarta-feira 1º e quinta 2 de setembro.

Bancos incorporados – Dentro do BB, há também questões específicas dos bancos incorporados, como a antiga Nossa Caixa, que estão na pauta de negociação como a gratificação variável, VCPI, previdência complementar, entre outros problemas que precisam ser solucionados com urgência.

“Não aceitaremos que as soluções sejam postergadas, queremos celeridade na implantação das mudanças”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, reforçando a necessidade de os trabalhadores participarem da campanha nacional. “É necessário que todos se envolvam para conquistarmos avanços junto à Fenaban e nas questões específicas do banco”, destaca a dirigente.

Fonte: Seeb-SP

Outras Notícias