Nova diretoria da Fetrafi/NE é eleita para o período de 2021 – 2025
08/06/2021 - Por Bancários CGR
No último dia do 4º Congresso da Fetrafi/NE – Vacina para todos, 5 de junho, foi eleita a nova diretoria que fará a gestão da federação de 2021 a 2025. Ao todo, participaram do congresso 175 delegados, além de convidados e convidadas como a presidenta da Contraf-CUT Juvândia Moreira, a presidenta do Sindicato de SP, Ivone Silva, presidente da Fetec CN, Cleiton Silva e a comissão organizadora.
Segundo o presidente eleito, Carlos Eduardo, o momento do Congresso foi essencial para reforçar a unidade da categoria e apontar o fechamento das relações políticas e plano de lutas para o próximo período, tão desafiador quanto os últimos vividos desde o golpe em nosso país.
Foram apresentadas e aprovadas pelos delegados e delegadas do Congresso moção de repúdio ao desmonte da Caixa Econômica Federal e a atual gestão do banco, moção de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro pela MP1052, moção de repúdio contra as agressões provocadas pela PM de PE nas manifestações do dia 29/5, bem como moção de apoio à defesa do legado de Paulo Freire (confira as moções, na íntegra, ao final da matéria).
Na ocasião, foi aprovada também a proposta de resolução do 4º Congresso da Fetrafi/NE, que instituiu o Conselho Político dos Bancários do Nordeste, em formato similar ao Comando Nacional dos Bancários. O Conselho será formado pelos presidentes dos sindicatos filiados, pelo presidente, vice-presidente, secretária de finanças, secretário geral da Fetrafi/NE, pelos bancários dos sindicatos filiados que compõe a executiva nacional da Contraf-CUT e pelas representações das centrais sindicais que compõem a Fetrafi/NE.
Em tom de esperança, o presidente eleito Carlos Eduardo encerrou o congresso lembrando da importância da unidade na luta. “Nós precisamos de uma classe política mais qualificada, mais plural e representativa das vozes da maioria do povo brasileiro, que não está dentro dos escritórios dos bilionários, mas sim nas ruas e nos locais de trabalho. Nesse sentido, a gente espera ter conseguido, com esse Congresso, refletir uma síntese do nosso esforço político para enfrentarmos nossas batalhas.”
Fonte: Fetrafi/NE