Após o encerramento do Outubro Rosa, a atenção será voltada agora para os homens com o Novembro Azul. O mês inteiro será dedicado aos cuidados da saúde masculina, principalmente quanto ao câncer de próstata, que em 2020 acometeu mais de 65 mil brasileiros no Brasil e, em 2019, matou 16 mil.
O movimento do Novembro Azul é o maior dedicado à saúde dos homens, e enfrenta uma grande barreira: a falta de informação. Em muitos casos, os pacientes com o câncer de próstata buscam os serviços de saúde quando já estão em estágio avançado da doença, dificultando o processo de cura.
Segundo dados do Núcleo de Pesquisas do Instituto Lado a Lado, 53% dos brasileiros recorrem ao Google para procurar informações e esclarecer dúvidas quando têm algum problema de saúde. Com este resultado, a campanha prevê a criação de um material específico para redes, além da iluminação, na cor, tema, de monumentos, estádios de futebol, empresas e em shoppings.
A novidade neste ano é que foram criados dois canais de comunicação para tirar dúvidas e informar aos homens sobre os cuidados. Um deles é o telefone 0800-2222224 para escuta do homem, com oferta de conteúdos sobre a boa saúde. Além da plataforma digital Paciente 360, com perguntas e respostas pertinentes ao tema.
Fonte: Seeb_Bahia