A proposta do governo federal para corrigir as injustiças tributárias, de isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, é apoiada por 75% da população. É o que mostra pesquisa divulgada pelo instituto Genial/Quaest.
O plano para combater a desigualdade fiscal furou a bolha. Além dos eleitores do presidente Lula (75%) nas eleições de 2022, os brasileiros que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (77%) também aprovam a iniciativa.
A medida, sem dúvida, vai proporcionar alívio financeiro para milhões de brasileiros. Hoje são isentos somente os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640,00). Embora o projeto ainda precise ser aprovado pelo Congresso Nacional, a expectativa de grande parte da população é pela aprovação.
O sistema tributário brasileiro é injusto e uma reforma capaz de corrigir o desequilíbrio, já que a carga mais pesada recai sobre as classes média e baixa, é defendida pelo movimento sindical há muitos anos. Uma forma de avançar na luta por justiça social e bem-estar do povo.