Piauí é o estado com menor cobertura de agências bancárias do país
18/01/2012 - Por Bancários CGR
O estudo "Presença do Estado no Brasil: Federação, suas Unidades e Municipalidades", divulgado na última terça-feira, dia 10, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que o Piauí é unidade federativa que tem a menor cobertura de agências bancárias públicas por município do país, 18%. O índice representa menos da metade que a média para o Nordeste de 39,4%.
A análise da participação e da penetração dos bancos públicos federais no território nacional revela como o acesso aos produtos e serviços financeiros reflete as diferenças existentes no Brasil.
Segundo o estudo, em 2009 apenas 51,1% dos 5.565 municípios brasileiros contavam com a presença de agências bancárias públicas, sendo o Centro-Oeste (66%) a região com maior cobertura bancária.
A segunda maior com disponibilização desse serviço acontece na região Sudeste (60,2%), que também conta com o estado que lidera em cobertura: o Rio de Janeiro(83,7%).
Em seguida aparece a região Sul com 56,8% de cobertura, logo após o Nordeste (39,4%), que supera apenas a região Norte que tem 38,9%.
O estudo do Ipea reconhece a "fundamental atuação dos bancos no Brasil", mas revela que há uma grande concentração dos ativos bancários em torno de um pequeno número de instituições.
Com isso, os bancos públicos federais vêm se destacando como importantes elos do Financeiro Nacional no provimento de crédito à população. Neste caso, destacam-se o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste do Brasil(BNB), como importantes instrumentos do governo na inclusão bancária da população.
O "Presença do Estado no Brasil" aponta ainda que o Piauí está muito aquém do vem sendo observado no Brasil, uma expansão contundente da relação crédito/PIB, nos últimos dez anos, onde o crédito se tornou um propulsor do financiamento ao investimento.
Fonte: Contraf-CUT com Portal O Dia