Proposta insuficiente leva greve ao 19º dia
07/10/2013 - Por Bancários CGR
Hoje tem assembleia no auditório do Sindicato, às 17h, e orientação do Comando Nacional dos Bancários é pela rejeição do que foi apresentado pelos bancos na sexta-feira
Os bancários chegam hoje ao 19º dia de greve. A proposta apresentada pela federação dos bancos, na sexta 4, foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional e a orientação é que seja rejeitada pelos trabalhadores em assembleias marcadas que acontecem durante esta semana por todo o Brasil.
A proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prevê 0,97% de aumento real (reajuste de 7,1%) e nenhum avanço para questões consideradas prioritárias pelos bancários, como o fim da pressão por metas e melhoria nas condições de trabalho.
> Proposta: menos de 1% de aumento real
O Comando Nacional dos Bancários encaminhou documento à Fenaban reafirmando a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários. O lucro dos bancos nos últimos sete anos cresceu 120%, isso representa alta de 55% acima da inflação. Propor aumento real abaixo de 1% não é aceitável. Além disso, a proposta não dialoga com questões fundamentais, como melhores condições de trabalho. Outras categorias com lucro menor tiveram aumento real maior nesse semestre.
Continuamos em greve pela irresponsabilidade e ganância dos banqueiros. Os bancos cobram tarifas abusivas. É importante que todos os clientes olhem seus extratos, pois sempre há cobranças indevidas. Essa postura de desrespeito dos banqueiros também é vista na relação deles com os bancários.
Fonte: Seeb-CGR com Seeb-SP