Protesto contra nomeações arbitrárias no BB

02/08/2013 - Por Bancários CGR

São Paulo – As nomeações arbitrárias no Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) do Banco do Brasil revoltaram os funcionários que, para protestar, usaram nariz de palhaço numa clara demonstração de descontentamento com a gerência. O ato, em frente à dependência do setor, em Santo Amaro, foi realizado na quinta-feira 1º de agosto.

O diretor do Sindicato João Fukunaga relata os motivos que levaram à indignação dos trabalhadores. No dia 17 de julho, a administração do SAC nomeou 13 pessoas para cargos de gerente de setor, gerente de grupo e analistas, “em caráter de urgência”, conforme correspondência da gestão local. Os funcionários que tinham interesse nos cargos não puderam sequer pleitear as vagas.

Na correspondência, a administração afirma que a escolha respeitou critérios como a formação educacional, a avaliação funcional GDP e o comprometimento com o SAC.

Fukunaga destaca que, ao contrário do que alega a administração, não foi considerada a formação educacional. “A ‘canetada’ privilegiou critérios que ficaram obscuros, sem transparência e com desrespeito. Lutamos para que as promoções sejam feitas a partir de provas e títulos, com seleções internas para avaliar o conhecimento de normas e rotinas, realizadas de forma isenta e objetiva.”

Fernanda Lopes, da Fetec-SP, afirma que a indignação é com a falta de transparência das nomeações, não com os nomeados. “O ato é contra a falta de seleção com critérios. Há funcionários qualificados inclusive entre os selecionados, mas a indignação geral é com a falta do processo seletivo e não contra os colegas nomeados”, explica.

Denúncia – Trabalhadores do SAC denunciaram ao Sindicato que o gerente de grupo do SAC convocou reunião para o mesmo horário da manifestação contra as nomeações arbitrárias, com o intuito de esvaziar o ato dos bancários. O Sindicato apresentará a denúncia à administração do SAC.


Renato Godoy

Outras Notícias