Reclamações contra os bancos se multiplicam nos últimos anos
23/04/2009 - Por Bancários CGR
Dados do Banco Central mostram que as queixas subiram 113,3% de 2006 para cá
Nos últimos anos, as reclamações procedentes dos clientes contra os maiores bancos mais do que dobrou, segundo dados do Banco Central (BC). Em 2006, foram registradas 3.659 reclamações no primeiro trimestre, enquanto entre janeiro e março de 2009 foram 7.807, número 113,3% maior.
Entre as principais reclamações dos clientes estão a liquidação antecipada de faturas, erros no fornecimento de documentação e a qualidade do atendimento nas agências, de acordo com informações do Jornal da Tarde.
Para a diretoria do Sindicato, boa parte dos problemas reclamados pelos clientes poderia ser resolvido com a contratação de mais funcionários. É claro que não são poucas as reclamações dos clientes contra a má-fé dos bancos, que fazem cobranças indevidas. Mas no que se refere ao atendimento, a solução é simples: basta contratar mais bancários. Tanto é que os bancos que mais têm demitido são os mais reclamados.
Em março passado, o Grupo Santander ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações do BC. O banco HSBC liderou a lista em fevereiro e a Nossa Caixa foi a primeira no ranking em janeiro.
Leia mais
> Cartões desbancam telefonia e são campeões de queixas
Fonte: Seeb-SP