Representantes eleitos propõem e Previ reduz taxa de carregamento para 4%
03/08/2010 - Por Bancários CGR
A taxa de carregamento dos planos da Previ foi reduzida de 5% para 4%, em mais uma vitória dos associados. A medida foi proposta pelos diretores eleitos da Previ e aprovada pelo Conselho Deliberativo na sexta-feira, 30/7.
Antes chamada taxa de administração, a taxa de carregamento é um percentual que incide sobre o valor de cada contribuição feita, destinado a cobrir despesas administrativas. A redução beneficiará principalmente os participantes do Previ Futuro, em que as contas são individualizadas. Eles terão ao final do período contributivo um saldo de conta maior, já que a taxa incide sobre as contribuições mensais. Com uma dedução menor, um valor maior da contribuição mensal será agregado à reserva pessoal de cada participante.
Para os participantes do Previ Futuro, em que as contas são individualizadas, a mudança representa uma melhoria importante no benefício. Se considerarmos menos 1% de desconto ao mês, ao final de 25 ou 30 anos, veremos que é uma diferença grande no valor da complementação de aposentadoria de cada bancário, explica Mirian Fochi, conselheira deliberativa eleita da Previ.
É mais um compromisso de campanha dos representantes eleitos pelos trabalhadores e que agora estudos do fundo mostraram ser possível cumprir. Vamos continuar atentos à possibilidade de praticar uma taxa ainda mais baixa para melhorar os benefícios dos associados, desde que não coloque em risco o mínimo necessário para que a Previ continue a ser bem administrada, diz Mirian.
Para os participantes do Plano 1, a redução da taxa não tem impacto no valor do benefício, já que este é calculado pela média dos 36 salários de participação anteriores à aposentadoria.
Fonte: Contraf-CUT, com Previ