Saiba mais: CUT forte e unida
06/07/2012 - Por Bancários CGR
Este ano, a CUT completa 29 anos. Surgiu em um cenário de transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, a partir da retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora. Essas lutas, lideradas pelas direções sindicais contrárias ao sindicalismo oficial corporativo, deram origem à Central Única dos Trabalhadores, resultado da ação dos trabalhadores do campo e da cidade pela criação de uma entidade única que os representasse.
Essa entidade hoje tem o desafio de dar um caráter permanente à presença de trabalhadores na política nacional. A partir de segunda-feira 9, durante o 11º Concut, vamos refletir e elaborar propostas sobre o país que queremos nas próximas décadas, tendo como centro a valorização do trabalhador, reafirmando a luta por liberdade e autonomia sindical.
Durante o encontro, pela primeira vez na história da CUT, um bancário deve ser eleito para o cargo de presidente da entidade. Vagner Freitas tomará posse comprometido com o fortalecimento dos sindicatos e da classe trabalhadora, na luta por melhores condições de vida e por um Brasil mais justo.
Fonte: Folha Bancária, Seeb-SP