Santander/Real: trabalhadores aprovam acordos aditivos
23/03/2009 - Por Bancários CGR
Em assembléia nesta segunda-feira, funcionários asseguram avanços que servirão de referência para toda a categoria
Os sete longos meses de negociações entre o Movimento Sindical e a direção do Santander foram coroados na noite da segunda-feira, dia 23, com a aprovação por unanimidade das propostas de acordos aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho dos trabalhadores do Santander e do Real.
> Confira a íntegra do aditivo do Santander e do Real
Os acordos são considerados uma vitória histórica dos bancários e garantiu a renovação da estabilidade de 24 meses e a licença remunerada pré-aposentadoria, além da renovação do aditivo específico do Santander.
Uma das cláusulas rege um novo programa de licença remunerada para aposentadoria, conhecido como pijama, nos dois bancos, no qual poderão se inscrever os trabalhadores com mais de 15 anos de casa e que estejam na estabilidade pré-aposentadoria.
Outra importante conquista é o direito adquirido pelos trabalhadores do Santander que se aposentaram entre 2 de agosto e 31 de dezembro de 2008 de receber a PLR proporcional.
Um outro programa de incentivo para aqueles que já possuem tempo para se aposentar ou que já estão aposentados também foi conquistado.
A diretoria do Sindicato destaca que além dos aditivos o empenho da entidade também é pela manutenção dos empregos dos trabalhadores. O incentivo a aposentadoria, o pijama, a criação do centro de realocação para os funcionários das concentrações poderem migrar para as agências são medidas concretas que manterão o emprego de milhares de bancários.
A assinatura dos aditivos está prevista para 30 de março e será a partir dessa data que começa a contar o prazo de trinta dias para que os trabalhadores do Santander e do Real que reúnem as condições estabelecidas no acordo possam se inscrever no pijama.