Sasseron apoia Chapa 6 - Unidade na Previ
21/05/2012 - Por Bancários CGR
Diretor eleito de Seguridade da caixa de previdência diz que embate é entre representantes de todos os segmentos do funcionalismo e da direção do Banco do Brasil
O que está colocado na eleição da Previ é o embate entre a Chapa 6, composta por representantes de todos os segmentos do funcionalismo e que conta com o apoio da maioria dos sindicatos e entidades, e uma outra que é apoiada veladamente pela direção do Banco do Brasil. Por isso, aumenta a responsabilidade dos participantes nesse pleito. A avaliação é do atual diretor eleito de Seguridade da Previ, José Ricardo Sasseron (fofo), que ao lado do diretor eleito de Administração, Paulo Assunção, apoia a Chapa 6 Unidade da Previ na eleição da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil que começa no dia 18, sexta-feira.
De acordo com Sasseron, em função de ter metade dos conselheiros e diretores eleitos pelos participantes da ativa e aposentados nas instâncias decisórias da entidade, a Previ mantém uma gestão firme e transparente. A representação dos trabalhadores nos conselhos e diretorias permitiu que a Previ tivesse resultados expressivos e superasse a crise financeira internacional sem prejuízos aos participantes. Os integrantes da Chapa 6 -Unidade na Previ darão continuidade a esse trabalho. O dirigente destaca: O banco já indica sua representação, se forem eleitos candidatos que não farão contraponto à instituição financeira, os participantes estarão desprotegidos contra medidas que venham a prejudicá-los.
Na eleição, entre 18 e 29 de maio, os participantes, da ativa e aposentados elegem seus representantes nos cargos de Administração e Fiscalização e nos conselhos consultivos dos planos de Benefícios 1 e Previ Futuro.
Propostas da Unidade na Previ Aumentar benefício para 100%, reduzir valor da Parcela Previ, elevar valores das pensões, criar benefício baseado na PLR, manter contribuições suspensas, antecipar o reajuste dos aposentados para janeiro e incorporar o BET como benefício permanente no Plano 1.
Já no Previ Futuro, permitir resgate das contribuições patronais em caso de desligamento do banco e do plano, novo benefício baseado na PLR, diversificar investimentos para aumentar rentabilidade e reduzir as despesas administrativas, reduzir taxa de risco, ampliar empréstimos simples e financiamentos imobiliários, Previ para todos os funcionários.
> Leia carta de José Ricardo Sasseron sobre a Previ
Como votar
I. Participantes, funcionários do BB em atividade, na Previ, Cassi e FBB ou em afastamentos regulamentares: terminais SISBB.
II. Participantes, funcionários do BB em quadro suplementar: terminais SISBB nas agências de relacionamento.
III. Aposentados, pensionistas e demais participantes, com exceção dos funcionários da ativa: por telefone e sistema WEB disponibilizados pelo fundo de pensão. O eleitor deve usar a senha de seis dígitos utilizada para acessar o autoatendimento do site da Previ.
Conheça os integrantes da Chapa 6 Unidade na Previ:
Diretoria de Seguridade
Marcel Barros
É secretário-geral da Contraf-CUT e ex-coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários. Nessas funções, participou na última década de todas as negociações que resultaram em conquistas para os associados na Previ e na Cassi, como a utilização dos recursos do Fundo Paridade e do superávit da Previ para melhorar benefícios e suspender as contribuições. Formado em História. Foi conselheiro deliberativo da Cassi de 2008 a 2010 e desde 2009 é Auditor Sindical no BB indicado pela Contraf-CUT.
Conselho Deliberativo
Rafael Zanon - Titular
Da ativa, em Brasília, é funcionário pós-98, conselheiro consultivo do Previ Futuro até maio de 2012. Será a primeira vez que um associado do Previ Futuro estará no Conselho Deliberativo. Formado em História pela Universidade de Brasília, é pós-graduando em gestão previdenciária. É secretário de Assuntos Jurídicos e membro do Conselho Editorial do Sindicato dos Bancários de Brasília, onde já atuou como secretário de Formação, cargo que também ocupou na Fetec-CN. É da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Está no banco desde 2000. Foi membro do Conselho de Usuários da Cassi-DF.
Haroldo do Rosário Vieira - Titular
Da ativa, em Brasília. É presidente da Federação Nacional das AABBs (Fenabb) e conselheiro fi scal da Cooperforte. Engenheiro civil, pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, tem curso de Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral e MBA Altos Executivos pela USP. Exerceu cargos de administrador em superintendência do BB. Foi presidente da AABB Belém, do Cesabb Pará, vicepresidente fi nanceiro da Fenabb e tutor educacional na Faculdade de Administração a Distância da AIEC.
José Ulisses de Oliveira - Suplente
Da ativa, é presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí e integrante do Comando Nacional dos Bancários. Fundou a Cooperativa Educacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Ceabrapi) e a Cooperativa de Crédito dos Bancários do Piauí (Cooperban). Foi diretor estadual no Piauí da Associação Nacional dos Funcionários do BB (Anabb) e membro do Conselho de Usuários da Cassi-PI.
José Souza de Jesus - Suplente
Da ativa, de Aracaju, é presidente do Sindicato de Sergipe e diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Graduado em Filosofi a pela Universidade Federal de Sergipe, é suplente no Conselho Deliberativo da Previ. Integrante do Comando Nacional dos Bancários, foi da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. Atuou no Conselho Municipal de Saúde de Aracaju. Tomou posse no BB em 1979.
Conselho Fiscal
Odali Dias Cardoso - Titular
Aposentado, é presidente da AABB Rio. Graduado em Economia e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (MBA em Administração Pública, Marketing e cursos de Auditoria Interna e Mercado de Capitais), foi conselheiro deliberativo da Previ de 2006 a 2010 e conselheiro consultivo do Plano 1. Foi presidente das AABBs da Tijuca e de Nova Iguaçu e da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB). Maranhense, ingressou no BB em 1971, na cidade de Breves (PA).
Diusa Alves de Almeida - Suplente
É gerente-geral da Agência Sudoeste, em Goiânia. Bancária do Banco do Brasil há 23 anos, é graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), pós-graduada em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e cursa MBA em Gestão Financeira e Controladoria no Instituto de Pós-Graduação de Goiás (IPOG-GO). É vice-presidente fi nanceiro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Goiânia e educadora do BB. Foi analista da Superintendência de Goiás e gerente-geral em agências de Goiânia.
Conselho Consultivo Plano de Benefícios 1
Waldenor Borges - Titular
Aposentado, é presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do BB de São Paulo (AFABB-SP) e conselheiro deliberativo suplente da Previ. Graduado em Administração de Empresas, com extensão em Contabilidade e Finanças, pósgraduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho. Foi vice-presidente e presidente da AABB-SP. Foi do Conselho Estadual das Associações Atléticas Banco do Brasil de São Paulo (Cesabb-SP) e na Apabb presidiu o Conselho Fiscal.
Luiz Alarcão - Suplente
Aposentado, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários Aposentados do Paraná (AFABBPR) e do Conselho Fiscal da Cassi. Foi gerente de Administração e superintendente regional do Banco do Brasil. Graduado em Economia, Administração e Gestão de Negócios Imobiliários e pós-graduado em Recursos Humanos. Foi presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Cascavel e Toledo. É técnico em Contabilidade.
Conselho Consultivo Previ Futuro
Deborah Negrão de Campos - Titular
Da ativa, é diretora do Sindicato de Campinas e Região. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Psicologia pela Universidade São Francisco, integra o Conselho de Usuários da Cassi, o Conselho do INSS e o Conselho Municipal de Saúde de Campinas.
Vênica Ângelos de Melo - Suplente
Da ativa, ingressou no BB em 2007, lotada na Ajure, é formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. Foi diretora do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) em 2005 e 2006 e é voluntária na Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da mesma universidade desde 2010.
Leia mais
> Site oficial da Chapa 6 - Unidade na Previ
Redação - 11/5/2012