Os bancários precisam ficar atentos para tirar a folga assiduidade de um dia a que todos, independentemente do cargo, têm direito a cada ano. O prazo é até 31 de agosto.
A folga assiduidade é garantida na cláusula 24 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), assinada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Para ter direito, o bancário precisa ter no mínimo, 12 meses de vínculo empregatício e não pode ter falta injustificada no ano anterior.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos trabalhadores estão exercendo atividades em home office. Ainda assim, o direito à folga continua garantido.
Cada agência deve organizar coletivamente um mapa com a distribuição da folga assiduidade entre todos e qualquer problema deve ser denunciado imediatamente ao Sindicato.
Na Campanha Nacional de 2020, será preciso lutar pela manutenção da folga assiduidade e todos os direitos contidos na CCT. Para isso, é necessário participar das atividades da campanha, como assembleias virtuais, mobilizações via rede sociais e outros.
Fonte: Seeb-Bahia