Selic alta compromete o desenvolvimento nacional
19/06/2023
A alta taxa de juros aplicada no Brasil, de 13,75% ao ano – índice que segue inalterado desde agosto do ano passado – gera a queda no consumo e, consequentemente, causa entraves para o desenvolvimento
A alta taxa de juros aplicada no Brasil, de 13,75% ao ano – índice que segue inalterado desde agosto do ano passado – gera a queda no consumo e, consequentemente, causa entraves para o desenvolvimento do país.
De acordo com análises de economistas, ao descontar da Selic anual a inflação acumulada em 12 meses, de 5,79%, resta como taxa real de juros de 7,52% ao ano, o índice é o mais alto do mundo.
Na prática, a taxa de juros elevada só favorece o rentismo, enquanto o investimento e a produção das empresas são prejudicados, assim como a geração de emprego e renda.
Para a economia nacional voltar a crescer, o Banco Central precisa mudar a política de juros e reduzir a Selic, urgentemente. Por isso, nesta terça-feira, dia 20 de junho, os movimentos populares realizarão protestos em todo país: em frente às sedes do BC, nas cidades onde elas existam, e em locais de grande circulação, nas cidades onde não há sedes do BC.