Sem negociação, greve dos bancários entra nesta sexta-feira no seu décimo dia
22/10/2010 - Por Bancários CGR
A greve dos bancários em Campina Grande e Região entra nesta sexta feira 8, no seu décimo dia com agências paradas por toda a base do Sindicato. O Comando Nacional dos Bancários enviou carta à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), reiterando a disposição de negociar, mas os banqueiros até o momento não se manifestaram.
Serão dez dias parados em repúdio à proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 4,29% - índice que repõe a penas a inflação passada. E enquanto os banqueiros não oferecem ganhos reais, os bancários vão continuar de braços cruzados.
A greve é culpa dos banqueiros. O lucro dos bancos aumentou 28% este ano. O Brasil está crescendo, a economia está forte. Ou seja, não pagam aumento real aos bancários, nem melhor Participação nos Lucros e Resultados - PLR, nem piso maior se não quiserem. Assim, a única saída dos trabalhadores foi a greve. Os bancários estão fazendo a paralisação nacional com muita garra, mostrando que só saem do movimento com suas reivindicações atendidas. Acabar com a greve dos bancários está nas mãos dos donos dos bancos.
O movimento dos bancários começou com o fechamento de 3.864 agências. Agora, esse número passou para 7.723 unidades de portas fechadas. A greve já é a maior da categoria nos últimos 20 anos. O Comando Nacional dos Bancários informa que a mobilização é por tempo indeterminado.
Seeb CGR