Sindicato consegue reintegração de mais duas bancárias em Campina Grande
02/10/2013 - Por Bancários CGR
O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região através da sua assessoria jurídica, por meio do escritório Magalhães & Magalhães, conseguiu na justiça a reintegração de mais duas bancárias sindicalizadas a entidade.
As reintegrações ocorreram no dia 25 de setembro, e contemplaram Sylvia Maria Dutra, funcionária da agência Centro Santander, e Adriana Mota Pires Pina do HSBC BANK BRASIL, em Campina Grande.
A bancária Sylvia Dutra havia sido demitida, sem justa causa, no ano passado, portadora de doença ocupacional. Por intermédio do Sindicato, os advogados Andrey Levi e Marcelo Assunção entraram com um pedido de liminar solicitando a sua reintegração, defendendo que a bancária não poderia ter sido demitida, uma vez que estava em tratamento médico de lesões adquiridas por esforço repetitivo, equiparadas a acidente de trabalho, inclusive recebendo o Benefício Acidentário B-91 (dado ao segurado empregado, exceto o doméstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial que ficar temporariamente incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente do trabalho).
Já no caso de Adriana Mota, o Sindicato requereu a reintegração da mesma, em virtude de o HSBC ter efetivado sua demissão, mesmo com a funcionária estando em pleno gozo de auxílio doença, contrariando, assim, a legislação trabalhista.
Além de reintegrar a bancária, a justiça determinou ao Banco a reativação do seu plano de saúde e todos os direitos inerentes ao cargo. Caso haja o descumprimento da ação, a instituição financeira terá de pagar a funcionária uma multa diária de R$ 10.000,00.
O Sindicato destaca a importância dos trabalhadores recorrerem à entidade sindical para que possam garantir os seus direitos. Qualquer bancário que se sentir lesado dentro do seu ambiente de trabalho pode denunciar ao Sindicato, que intermediará toda assistência jurídica.
Fonte: Seeb-CGR