Sindicato consulta os bancários para elaborar a pauta de reivindicações
14/06/2012 - Por Bancários CGR
O Sindicato deu início na segunda-feira, dia 04, à consulta da Campanha Nacional dos Bancários 2012. O objetivo é fazer um levantamento com os trabalhadores para saber as demandas que devem ser incluída na pauta de reivindicações que será entregue aos bancos.
Segundo o presidente do Sindicato, Rostand Lucena, a consulta é o primeiro passo da Campanha Nacional deste ano. A organização dos bancários é uma das mais democráticas do país e tem servido de exemplo para outras categorias. A construção da nossa pauta de reivindicações, por exemplo, é feita da forma mais transparente e participativa possível, diz Rostand.
A construção da pauta de reivindicações começa com a consulta aos bancários, que também é realizada por outros sindicatos em todo o país. Em seguida, as demandas são debatidas com mais profundidade pelos trabalhadores nos Encontros Estaduais e nas Conferências Regionais. Depois, cada região leva suas reivindicações para a Conferência Nacional, onde é fechada a pauta de reivindicações.
Mas antes da pauta ser entregue aos bancos, cada Sindicato ainda faz uma assembleia com os bancários para homologar as reivindicações e, aí sim, fechar a minuta e dar início às negociações, explica Rostand.
>> Clique aqui para baixar a consulta
A consulta - A consulta deste ano possui sete perguntas, envolvendo temas como remuneração fixa direta e indireta, remuneração variável, emprego, saúde, condições de trabalho e segurança. O bancário pode indicar também o índice de reajuste (inflação + aumento real) a ser reivindicado aos bancos.
No questionário, o bancário pode apontar a importância de alguns temas para a campanha, como a regulamentação do sistema financeiro, redução dos juros, fusão e incorporação de bancos. Ele também pode expressar se está disposto a participar da campanha.
Além disso, há uma enquete para saber se o bancário teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou no mesmo período ou está usando medicação controlada.
Os dados das consultas devem ser fechados nacionalmente no início de julho e serão divulgados no decorrer da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba.
O Sindicato está percorrendo os locais de trabalho para fazer a consulta. Quem quiser também pode baixar o formulário aqui, preenchê-lo e enviar para o Sindicato ou entregar a um dos diretores da entidade até o dia 29 de junho.
Fonte: Seeb-CGR e Contraf