Sindicato de São Paulo denuncia plano de funções do BB à OCDE
19/03/2013 - Por Bancários CGR
São Paulo - O Sindicato enviou carta para o Ponto de Contato Nacional (PCN/Brasil) denunciando o Plano de Funções imposto aos funcionários pela direção do Banco do Brasil. O documento baseia-se no ítem 6 do ponto V das diretrizes da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para multinacionais, que trata de Emprego e Relações Empresarias.
"O Banco do Brasil informou a Comissão Nacional de Empregados e aos funcionários da empresa, no dia 28 de janeiro de 2013, sobre a aplicação de um Plano de Função, em nosso entendimento prejudicial aos trabalhadores. Salientamos que embora exista uma Comissão Nacional de Empregados, que são dirigentes sindicais, empregados do Banco do Brasil, que negociam questões relativas ao funcionalismo, esta comissão não foi - em momento algum - consultada sobre a aplicação do Plano de Função, tendo sido apenas informada, como foi o restante do funcionalismo do banco" diz a carta, assinada pela funcionária do BB e secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
> Leia a íntegra da carta enviada
O Sindicato informa sobre os protestos dos bancários por meio das paralisações de 1 hora, realizada em 28 de fevereiro, e 24 horas, em 7 de março, bem como a postura antissindical da direção do BB ao ingressar com interdito proibitório prevendo aplicação de multa diária de R$ 20 mil em caso de não cumprimento.
OCDE - A OCDE é uma organização internacional composta por 30 países membros que tem como objetivo principal promover políticas que assegurem o crescimento econômico sustentável, emprego, qualidade de vida e a liberalização do comércio.
Fonte: Seeb São Paulo