Sindicato inicia negociações da CCV da Caixa referentes às 7ª e 8ª horas
30/08/2012 - Por Bancários CGR
Esta semana foi realizada no Sindicato a primeira reunião de negociação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) da Caixa Econômica Federal, referente ao pagamento das 7ª e 8ª horas.
A CCV dá aos empregados da Caixa a possibilidade de tratar de passivos trabalhistas sem a necessidade de ingressar com ação judicial. Em relação às 7ª e 8ª horas, a CCV tenta fazer, administrativamente, um acordo referente às verbas não pagas.
Recentemente, através de negociações entre o Movimento Sindical e o banco, o público de acesso à Comissão foi ampliado: os empregados da ativa que tenham ocupado, nos últimos cinco anos, cargos que a Caixa colocou indevidamente na jornada de oito horas.
Na CCV, os empregados da Caixa não são obrigados a aceitar as propostas apresentadas pelo banco. No entanto, questões que poderiam ser demoradas e envolver ações judiciais podem ser simplificadas a partir do debate entre o empregado e os representantes da empresa. O bancário preenche o formulário no Sindicato e aguarda sessão de conciliação com representantes do banco. Embora, frustrando a negociação, o empregado mantém o direito de ingressar na justiça, postulando seu direito.
Aposentados Para os aposentados e ex-empregados, o prazo para adesão continua aberto e vale para qualquer reclamação trabalhista, a exemplo de tíquetes, horas extras não pagas e equiparação salarial. Basta entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato ou preencher o formulário e remetê-lo para a entidade.
A adesão está aberta, inclusive, para os trabalhadores que aderiram ao PAA (Plano de Apoio à Aposentadoria) da Caixa. O Sindicato recomenda que, caso haja alguma reclamação trabalhista, eles preencham o formulário de adesão às Comissões de Conciliação Prévia quando vierem ao Seeb-CGR para as devidas homologações.
Fonte: Seeb-CGR