Sindicato obtém êxito em ação contra Banco do Brasil
06/11/2012 - Por Bancários CGR
O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, através de seu Departamento Jurídico, obteve êxito em mais uma ação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em favor da categoria.
O processo nº 110100-16.2010.5.13.0024, que teve início em 2010, refere-se a uma ação impetrada pelo Seeb-CGR contra o Banco do Brasil reivindicando pagamento da 7ª e 8ª hora em favor dos Assistentes de Negócios (Asnegs).
De acordo com o diretor do departamento jurídico do Sindicato, Hely Fernandes, em primeira instância o processo foi julgado procedente em parte. Já no TRT foi julgado improcedente sem julgamento do mérito alegando ilegitimidade do sindicato na substituição processual. Entretanto, o TST devolveu o processo ao TRT conferindo ampla legitimidade às entidades sindicais, abrangendo, subjetivamente, todos os integrantes da categoria a que pertencem e, objetivamente, seus direitos individuais homogêneos, a par dos direitos coletivos da comunidade de trabalhadores.
Diante do exposto, o TST reconheceu a legitimidade ativa do Sindicato para atuar como substituto processual, determinando assim o retorno dos autos ao Tribunal Regional a fim de que analise as matérias que não foram apreciadas no recurso ordinário interposto pelo Banco do Brasil.
Essa é uma vitória que reforça ainda mais a importância de ser sindicalizado, destaca Hely Fernandes.
Há ainda outras ações tramitando na Justiça e esperamos obter novas conquistas. Sindicalize-se para não ficar de fora das ações trabalhistas e fortalecer a nossa luta coletiva.
Fonte: Seeb-CGR