Sindicato orienta sobre novo plano no BB
28/01/2013 - Por Bancários CGR
Nesta segunda-feira, 28 de janeiro, o Banco do Brasil apresentou a íntegra do novo plano de funções comissionadas de 6 horas para o movimento sindical, que já está em vigor. A Instrução Normativa 917-1 organiza as funções previstas em dois planos: (i) de funções gratificadas, com jornada de 6 horas; e (ii) de funções de confiança, sujeitos à jornada de 8 horas e/ou não sujeitos ao controle de jornada.
No primeiro caso, estão enquadradas as funções consideradas pelo BB como de apoio operacional e técnico, o que envolve assistente A e B, tanto em unidades de negócios como de apoio. Também estarão sujeitos à jornada de 6 horas os empregados que detinham a função de analista A e B, em unidade de apoio ou unidade tática, assessor júnior, em unidade estratégica, e analista de CA, além da evidente manutenção da situação funcional dos atendentes de CA. De maneira geral, as demais funções permanecerão com previsão de jornada de 8 horas.
Orientações
O Sindicato fará reunião com os trabalhadores nesta quinta-feira (31), às 18h, para dar informações e orientações jurídicas e políticas, bem como para recolher informações dos bancários para que, juntos, bancários e Sindicato, possam embasar a tomada de decisões por parte dos funcionários.
O Sindicato reafirma a orientação da semana passada para que os bancários mantenham a calma e não tenham pressa em assinar nada até as plenárias - tanto no caso dos migrados compulsoriamente nas funções de confiança (8h) como o público-alvo das funções gratificadas (FG) com redução de salário (6h) -, uma vez que terão o tempo que acharem necessário para migrar ou não, de acordo com a avaliação de cada um.
O Sindicato seguirá à disposição dos bancários durante todo o período de implantação do novo plano de funções do banco, tanto para defendê-los com atividades sindicais, bem como com ações judiciais.
Fonte: Seeb-CGR