Sindicato participa da VII Jornada Nacional de Debates do DIEESE
13/04/2012 - Por Bancários CGR
Na última quinta-feira, 12, aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, a VII Jornada Nacional de Debates, organizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) com o tema Negociações Coletivas em 2012 Rotatividade e Flexibilidade no mercado de trabalho.
O ministrante foi o diretor técnico do Dieese/SP, Carlos Eduardo. Também estava presente o supervisor técnico do Dieese na Paraíba, Renato Silva. O evento contou a participação de Centrais Sindicais e Sindicatos. O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região foi representado pelos diretores Esdras Luciano, João Roncalli, José Hely e Normaluce Lopes.
Na ocasião, o Dieese apresentou dados relacionados ao tema do debate, onde frisou que a rotatividade ou substituição de funcionários não se relaciona apenas ao crescimento econômico, a exemplo de setores da construção civil e área agrícola.
O diretor técnico também pontuou a respeito dos desafios para negociações coletivas em 2012. É certo que no Brasil praticamente não existem limitações à demissão, daí a necessidade de esclarecimentos de cláusulas que limitem as demissões imotivadas nos acordos e convenções coletivas, afirmou Carlos.
Estudo realizado recentemente pelo Dieese, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, mensura as taxas de rotatividade de mão de obra no mercado de trabalho brasileiro. Os resultados da pesquisa estão reunidos no livro Rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho.
Os dados são alarmantes, e por isso, não podemos nos calar e permitir que banqueiros continuem a lucrar e demitir sem justa causa as pessoas que serviram como instrumento de ascensão econômica de tantas entidades financeiras.
Fonte: Seeb-CGR