Sindicato participa de Seminário Sobre Assédio Moral promovido pela CUT-PB
26/07/2013 - Por Bancários CGR
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região participou na manhã desta sexta-feira, 26, juntamente com outras categorias, do seminário sobre Assédio Moral promovido pela CUT-PB em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas na Paraíba (STIUPB) e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (SINTAB).
A temática foi discutida na conjuntura atual, buscando instruir e impulsionar as entidades presentes a uma maior fiscalização, assistência e acolhimento as vítimas de assédio moral, que vem crescendo cada vez mais não só no País, como na Paraíba.
O palestrante Dr. Roberto Heloani, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Getúlio Vargas destacou que as associações de trabalhadores têm um papel determinante na luta contra a desmoralização desta prática, que embora latente dentro dos ambientes de trabalho, tem sido abafada pelo poder público.
Roberto Heloani ressaltou ainda que centenas de pessoas estão adoecendo por causa do trabalho, e o assédio moral se encontra entre uma das principais causas.
Na categoria bancários a situação não é diferente. As queixas são constantes. Mas a entidade segue monitorando a prática, que faz parte da luta da categoria e foi um dos temas discutidos na 15ª Conferência Nacional, realizada no último final de semana, em São Paulo.
O assédio moral e a pressão pelo cumprimento de metas abusivas são conhecidos entre os bancários, uma das categorias mais afetadas por este mau. O modelo operacional dos bancos está voltado apenas para gerar lucros, pouco se importa com seus funcionários, frisou Rostand Lucena, presidente do Sindicato.
Fonte: Seeb-CGR