Sindicato participa de Seminário sobre Combate a Corrupção em CG
09/12/2013 - Por Bancários CGR
Em alusão ao Dia Internacional de Combate a Corrupção, o Sindicato participou na manhã desta segunda-feira, 9, de um seminário promovido pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e o Sindicato dos Trabalhadores Públicos do Agreste da Borborema (SINTAB), com a temática: A corrupção tem remédio: a participação cidadã nos espaços de construção de políticas públicas.
O evento que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), antigo Museu Assis Chateaubriand, contou com a presença de entidades da sociedade civil e órgãos de controle dos recursos públicos, assim como o apoio da Diocese de Campina Grande e do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB).
Além das palestras, durante a programação ocorreram debates e um ato público, dentro do Terminal de Integração da cidade, com a panfletagem de materiais educativos.
O objetivo das atividades realizadas ao longo da manhã foi sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para ações coletivas de controle social e combate à corrupção, para um maior comprometimento do poder público com o avanço da transparência, responsabilidade, participação orçamentária e combate à corrupção.
Combater a corrupção começa pelo exercício da educação e cidadania de cada indivíduo. Se fazendo honesto nas simples atitudes do dia a dia. É preciso debater e fomentar ainda mais a temática entre a sociedade, para que juntos possamos cobrar com mais rigor dos poderes públicos a transparência nas contas públicas, e severidade nas leis de punição para esses malfeitores, avaliou Esdras Luciano, vice-presidente do Sindicato.
Dia Internacional A data escolhida para celebrar o Dia Internacional de Combate à Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.
Fonte: Seeb-CGR