Sindicato prepara eleições para delegados sindicais nos bancos públicos

05/08/2011 - Por Bancários CGR

Serão abertas de 15 a 19 de agosto as inscrições para as eleições que vão escolher os novos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa e BNB. As eleições ocorrem nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, e vai definir os representantes dos bancários para o mandato 2011-2012, que vai de 19 de setembro deste ano até 19 de setembro de 2012.

O trabalho do delegado sindical, também conhecido como representante sindical de base, é fazer a mediação entre o Sindicato e os funcionários da agência ou departamento do banco.

Ele é responsável por passar aos funcionários as informações sobre negociações, reuniões e estratégias de luta do Sindicato. Além disso, ele deve convocar os colegas para participar das assembleias, plenárias e outras atividades da categoria. O delegado sindical também é responsável por trazer as informações, reclamações e problemas dos bancários para o Sindicato. Como ele continua no local de trabalho e conhece bem o dia a dia da unidade, o delegado sindical deve trazer as demandas dos bancários para que o Sindicato possa lutar para resolver os problemas.

Nas eleições de agora, os bancários da Caixa elegem 1 para cada 100 empregados. No BNB, a eleição será de 1 para cada 50 funcionários. Nos dois bancos está garantida a eleição de no mínimo um representante por unidade. No BB a proporção é de 1 para 80 e a eleição será por grupo de agências. Em nossa base podemos eleger 3 delegados sindicais.

Os bancários votam na própria unidade, por meio de urnas itinerantes que percorrerão os locais de trabalho. Só poderão ser candidatos bancários sindicalizados.

Exemplo de organização – A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma importante conquista dos bancários no início dos anos de 1990, após muita luta e pressão. O Sindicato continua lutando para estender a conquista aos bancos privados.

A organização dos bancários é referência no movimento sindical brasileiro. Nosso Sindicato se pauta, sempre, pelos bancários da base. E os delegados sindicais são a raiz de tudo. Na prática eles representam os colegas da agência ou departamento dos bancos e devem conversar, fomentar o debate, lançar o olhar sobre os problemas da unidade e trazer para a diretoria do Sindicato os anseios dos bancários.

Os candidatos à função de delegado sindical devem ter consciência da importância do seu papel e do exercício efetivo de suas atribuições. O objetivo do bancário deve ser o de contribuir para a organização da luta coletiva nos locais de trabalho. Em muitas agências não há dirigente sindical, por isso o delegado assume uma importância ainda maior.

Ao delegado compete estreitar o relacionamento com seus colegas, discutindo individualmente e coletivamente assuntos pertinentes ao trabalho e organizando as reivindicações, críticas e sugestões que visem melhorar as condições de trabalho assim como as atividades que são promovidas pela categoria.

 

Fonte: SeebCgr

Outras Notícias