Sindicato se reúne com vereador autor da Lei saidinha de bancos em Campina Grande
26/04/2011 - Por Bancários CGR
Uma comissão de representantes do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região estará reunida nesta quarta-feira com o vereador Antônio Pereira, para saber sobre a instalação em nossa cidade da Lei da saidinha de banco de autoria do próprio vereador que foi aprovada em novembro de 2010. A lei dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público, como forma de preservar a segurança dos clientes dessas instalações.
Para o presidente do Sindicato, Rostand Lucena, com validade da lei a população de Campina Grande vai poder contar com mais privacidade e segurança na hora que estiver utilizando os serviços bancários. Nossa preocupação não é só com a categoria, mas sim, com toda a população que usa desse atendimento e que, com as medidas dessa lei, vai se sentir mais segura quando estiver dentro das instituições financeiras.
A cidade de João Pessoa é um exemplo da eficácia da instalação de biombos em agências no combate ao crime de "saidinha de banco". Na capital, uma lei aprovada pela Câmara Municipal obrigou os bancos a instalarem o equipamento que impede a visualização por terceiros das transações dos clientes nos caixas. Após a entrada em vigor dessa legislação, o número de casos caiu 90%, trazendo mais segurança para trabalhadores e clientes.
Uma lei criada pela Câmara de um município tem de partir do pressuposto que ela foi votada em benefício de uma população. Ela é uma regra idealizada para o bem coletivo e para valer de forma efetiva. Cabe aos representantes desse povo, ou seja, do Poder Legislativo, pensar nas leis, elaborá-las, propô-las e buscarem sua aprovação e sanção para que elas entrem em vigor e funcionem de forma que a população seja beneficiada e passe a ter seus direitos mais protegidos.