Notícias do Sindicato Destaques

Sindicato solicita apoio das autoridades municipais para garantir segurança e saúde aos bancários

13/04/2020 - Por Bancários CGR

O Sindicato dos bancários de Campina Grande e região protocolou nesta segunda-feira (13), três ofícios endereçados ao Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde do município cobrando garantias de segurança e saúde para os bancários durante o período da pandemia, em especial agora, com o pagamento do auxílio emergencial (MP 936) liberado pelo governo federal.  

A solicitação encaminhada ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foi cobrando uma atuação mais ostensiva dos policiais nas unidades do Banco do Brasil e na Caixa Econômica, em relação ao controle e disciplinamento das filas na área externa das agências durante o pagamento. “A demanda para os atendimentos de serviços considerados essenciais irá aumentar muito nos próximos dias, e os bancários não podem se responsabilizar pela organização das filas fora das unidades. Precisamos resguardar a saúde dos trabalhadores que já estão dentro das agências atendendo a população em casos prioritários”, destacou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.

Outra preocupação do Sindicato é em relação a vacina contra a gripe (H1N1) para os trabalhadores bancários que estão na linha de frente. Por isso, o ofício enviado à Secretaria de Saúde visa cobrar urgentemente a autorização da vacina para bancários da rede pública e privada, que estão realizando atendimentos presenciais nas unidades. “Estes trabalhadores também devem ser considerados como grupo prioritário e serem imunizados o quanto antes”, ressaltou Esdras.

Desde o início da crise gerada pela pandemia, o Sindicato vem realizando uma série de ações na busca de preservar a saúde dos bancários, clientes e usuários das agências. A diretoria tem se mantido atenta as denúncias dos trabalhadores em relação ao descumprimento dos bancos com as medidas preventivas de segurança acordadas em negociação nacional, através do comitê bipartite de crise, criado pelas entidades representativas articuladas com o Comando Nacional e Fenaban, e cobrado dos gestores o cumprimento delas. Além disso, o Sindicato tem se empenhando para que os equipamentos de segurança individual (EPIs) sejam priorizados para estes trabalhadores.

Lembramos que os bancários foram uma das primeiras categorias no país a se mobilizar por medidas de proteção.

Em caso de irregularidades ou outras demandas basta enviar um e-mail, com o relato, fotos, vídeos, se houver, para [email protected] ou para o whatsapp (83) 99856-0238.

Fonte: Seeb_CGR

 

Outras Notícias