Presente no dia a dia dos brasileiros em atendimento domiciliares, postos de saúde, hospitais, no controle da água para consumo humano, e até nos estabelecimentos comerciais por meio da vigilância sanitária, o SUS (Sistema Único de Saúde) mostra porque é essencial a todo o cidadão durante a pandemia do novo coronavírus.
Passados 30 anos desde a promulgação da lei que efetivou a sua existência, exatamente em 19 de setembro de 1990, a cobertura do SUS é indiscutível, com atendimento a mais de 190 milhões de pessoas. Pouquíssimos países no mundo dispõe de algo com a abrangência e a cobertura do Sistema Único de Saúde do Brasil, embora venha sendo cada vez mais enfraquecido com os ataques dos governos Temer e Bolsonaro.
A Emenda Constitucional 95/2016, por exemplo, congelou por 20 anos recursos para políticas públicas, atingindo em cheio a saúde. Para se ter ideia, desde então, o SUS já deixou de receber R$ 22,5 bilhões.
Mesmo com os cortes, o Sistema Único de Saúde tem sido fundamental para o país no atual cenário e graças à resposta rápida milhares de mortes foram evitadas. Ou seja, a situação no Brasil poderia ser ainda pior.
Fonte: Seeb_Bahia