Destaques Geral Inteligência Artificial Bancos Emprego
Temor pela substituição da IA no mercado
10/07/2025
O medo de a IA substituir o emprego é real. Dos 86% dos brasileiros que conhecem a inteligência artificial, 56% temem que a tecnologia faça a profissão ou área de atuação desaparecer

Inegavelmente, a inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas. Ao mesmo tempo tem gerado debate sobre os impactos no mercado de trabalho. Se por um lado, o uso de plataformas otimiza tempo, por outro, levanta questionamentos sobre como pode afetar as habilidades humanas e até a motivação pessoal. Uma linha tênue entre comodismo e produtividade.
O medo de a IA substituir o emprego é real. Dos 86% dos brasileiros que conhecem a inteligência artificial, 56% temem que a tecnologia faça a profissão ou área de atuação desaparecer. Somente 16% da população se sente mal informada sobre o tema e 61% desta fatia relatam medo de que a área deixe de existir. O temor fica em 50% entre os 29% que se sentem bem informados.
De fato, plataformas, como o ChatGPT, ajudam a automatizar tarefas, gerar ideias criativas, realizar análises rápidas e até mesmo escrever textos complexos. Mas, o uso excessivo e mal orientado da IA tende a criar uma cultura de comodismo e preguiça, o que pode prejudicar o desenvolvimento das pessoas a longo prazo. Sem contar na redução da originalidade nos conteúdos produzidos, perda da capacidade de inovar e a dependência excessiva. Afinal, em muitos casos, dar um simples comando é mais fácil do que parar para pensar.