Trabalhadores de Campina Grande fazem ato público em defesa das estatais e contra retrocesso
22/10/2010 - Por Bancários CGR
O Sindicato participou de ato público no centro de Campina Grande e na UFCG , convocado pela CUT-PB envolvendo militantes de várias categorias em defesa das empresas estatais, pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e pelo fortalecimento do Estado brasileiro.
O protesto reuniu vários militantes, entre bancários, estudantes, sindicalistas, militantes partidários e representantes de movimentos sociais, numa ação conjunta contra o risco de retorno do projeto neoliberal representado pela candidatura de José Serra (PSDB-DEM).
Durante o ato, os diretores do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região condenaram veementemente as privatizações. A privatização sempre foi um engodo. O governo FHC, por exemplo, implantou as privatizações a preços baixos, financiou os `compradores`, agiu com autoritarismo, transferindo o patrimônio público, acumulado ao longo de décadas, a poucos grupos empresariais que nem sequer tinham dinheiro para pagar o Tesouro.
Aquilo que não privatizaram, eles esvaziaram, como o BB e a Caixa, tentando impedir os bancos públicos de trabalharem em prol do desenvolvimento do país. Não podemos permitir um retrocesso. O país precisa continuar crescendo e distribuindo renda.
Estão em disputa neste momento eleitoral dois projetos políticos distintos. Um representa a continuidade da valorização das estatais, do desenvolvimento econômico e social e da retirada de milhões de pessoas da miséria e o outro está baseado nas privatizações e no ataque aos direitos dos trabalhadores.
Os bancários sabem bem de lado estão, que é o da continuidade das mudanças, com a geração de empregos e renda e avanços sociais. Enfrentamos durante o período FHC uma das mais agressivas investidas contra os trabalhadores. Foi quando os bancários amargaram forte arrocho salarial, por exemplo.
Também participou do ato o deputado federal reeleito do PT, Luiz Couto.
Fonte: Seeb-CGR