Os usuários do Pix devem se atentar às mudanças. A partir do dia 4 de outubro, começa a valer o limite noturno para transações no sistema de pagamentos instantâneos. Entre 20h e 6h as operações serão limitadas a R$ 1.000,00.
A medida vale também para outros meios de transações, como transferências via TED, DOC e compras com cartões de débitos. Durante o dia, o limite continua sendo o do TED.
O usuário pode solicitar o aumento do limite. No entanto, a mudança só será liberada depois de 24 horas, levando em conta questões de segurança. As novas regras foram implementadas com base nas evidências recolhidas em 10 meses de funcionamento do sistema.
Entre novembro de 2020 e agosto deste ano, foram registradas 38 mil suspeitas de fraude em um total de 3,8 bilhões de operações. A medida é bem vinda. Mas, o sistema financeiro precisa investir em melhorias nos serviços prestados pelas agências, com a contratação de pessoal, afinal milhões de clientes se sentem mais seguros com o atendimento humanizado. Não dá para desprezar essa parcela da população, que também paga tarifas absurdas aos bancos.