Últimos dias para responder a consulta da Campanha Nacional dos Bancários 2013
03/06/2013 - Por Bancários CGR
Termina nesta terça-feira, dia 4 de junho, o prazo para os bancários responderem a consulta aplicada pelo Sindicato sobre a Campanha Nacional 2013. O objetivo é fazer um levantamento com os trabalhadores para saber as demandas que devem ser incluída na pauta de reivindicações que será entregue aos bancos no começo de agosto.
A exemplo do ocorreu em 2012, a consulta é o primeiro passo da Campanha Nacional deste ano. A organização dos bancários é uma das mais democráticas do país e tem servido de exemplo para outras categorias. A construção da nossa pauta de reivindicações é feita da forma mais transparente e participativa possível, afirma o presidente do Sindicato, Rostad Lucena.
Ainda segundo Rostand,, após a realização da consulta, iniciada em 21 de maio, as demandas serão debatidas com mais profundidade pelos trabalhadores nos Encontros Estaduais e nas Conferências Regionais. Depois, cada região leva suas reivindicações para a Conferência Nacional, no final de julho, onde é fechada a pauta de reivindicações.
A elaboração da consulta à categoria foi definida na reunião do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que ocorreu no último dia 9, em São Paulo. Na ocasião também foram discutidos os demais passos da Campanha 2013. O Comando Nacional definiu, ainda, cinco temas prioritários para a Campanha deste ano: emprego; reestruturação produtiva dos bancos; remuneração; condições de trabalho e estratégia de campanha, de negociação e de mobilização.
O questionário elaborado para ser respondido pelos bancários possui perguntas envolvendo temas como remuneração fixa direta e indireta, remuneração variável, saúde, condições de trabalho e segurança e emprego. O bancário pode indicar também o índice de reajuste (inflação mais aumento real) a ser reivindicado aos bancos.
Na consulta, o bancário pode apontar ainda a importância de alguns temas para a Campanha, como a regulamentação do sistema financeiro e a redução dos juros. Ele também pode expressar se está disposto a participar da Campanha Nacional 2013.
Além disso, há uma enquete para saber se o bancário teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou ou está usando medicação controlada. Temas como direito à informação e liberdade de expressão, marco regulatório nas comunicações e terceirizações, completam o questionário da Consulta aos Bancários 2013.
Vale destacar que o Sindicato já está percorrendo os locais de trabalho para fazer a consulta. Os formulário podem ser adquiridos com os diretores das áreas e devem se entregues até o dia 4 de junho. Os dados das consultas devem ser fechados nacionalmente no início de julho e serão divulgados na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de julho.
Fonte: Seeb-CGR