Usuários do Saúde Caixa querem ampliação da rede e melhoria no atendimento

06/04/2011 - Por Bancários CGR

A ampliação da rede credenciada e melhoria na qualidade dos estabelecimentos e profissionais são os principais pontos defendidos pelos empregados ativos da Caixa Econômica Federal para melhorar os serviços oferecidos pelo Saúde Caixa. Já para os aposentados a prioridade é aumentar a cobertura dos procedimentos.

Estas avaliações foram obtidas pela Pesquisa de Satisfação do Saúde Caixa 2010, realizada pela empresa no sentido de mensurar como os beneficiários avaliam o plano de saúde. A realização da pesquisa foi demandada pelo movimento dos empregados durante as negociações da campanha salarial de 2009 e firmada no acordo coletivo daquele ano. A pesquisa apresentou dados parecidos com os que foram mostrados na enquete do portal da Fenae encerrada no dia primeiro de março deste ano.

O resultado final da consulta foi apresentado nesta terça-feira, 5 de abril, ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa, durante sua primeira reunião ordinária de 2011. O conselho é formado por cinco membros titulares eleitos pelos empregados e cinco indicados pela CaixaEconômica Federal.

A pesquisa de satisfação fez uma radiografia dos pontos considerados negativos e positivos pelos usuários do Saúde Caixa, ouvindo a opinião de 2096 beneficiários nos 26 estados e no Distrito Federal, abrangendo regiões metropolitanas e interior, ativos e aposentados.

A avaliação geral do plano é positiva para mais de 80% dos empregados ativos e aposentados, embora haja serviços considerados críticos. Quando consultados então quais seriam os aspectos negativos do Saúde Caixa, 25% dos entrevistados apontaram que a rede credenciada é insatisfatória, 10% se queixaram da demora na marcação de consultas, e outros 7% estão insatisfeitos com os critérios para definição dos procedimentos e valores dos reembolsos. Foram citados também cobertura de procedimentos e localização da rede credenciada, especialmente pelos aposentados, entre outros itens.

Na pesquisa de satisfação dos beneficiários do Saúde Caixa foram abordados aspectos construídos após debates do GT Saúde do Trabalhador e do Conselho de Usuários. O resultado já foi apresentado ao Grupo de Trabalho e segundo a coordenação do Conselho, a intenção é traçar um plano de ação a partir dos pontos criticados, para o aprimoramento do plano de saúde.

Para os conselheiros eleitos, os problemas apontados na pesquisa não causam surpresa, porque os empregados manifestam nas bases reclamações pertinentes à qualidade de atendimento do Saúde Caixa. O outro ponto de pauta da reunião do Conselho de Usuários foi a agenda de trabalho para 2011. Regimentalmente, os conselheiros devem se reunir a cada três meses.

Ficou definido que as reuniões ordinárias do Conselho acontecerão após as reuniões dos comitês de acompanhamento da rede credenciada. Foram definidas as seguintes datas: 28 de junho, 13 de setembro e 27 de dezembro.

Os conselheiros para o mandato 2010/2013 são: titulares (Carla Renata Ferreira/SP, Alexandro Tadeu do Livramento/SP, Flávio Muller/RS, Adeir José da Silva/MG - aposentado e Vanessa Sobreira Pereira/DF) e suplentes (Fabiana Uehara Proscholdt/DF, Victor Palma/SP, Umberto Gil Alcon/MG, Paulo Roberto Borges de Lima/CE e Alvaro Roberto de Figueiro Murce/RJ - aposentado).


Fonte: Contraf/CUT com Fenae

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