Veja a trajetória de construção da Campanha até a 12ª Conferência

04/08/2010 - Por Bancários CGR

altApós três dias de discussões, entre 23 e 25 de julho, a 12ª Conferência Nacional dos Bancários definiu no Rio de Janeiro a pauta final de reivindicações pela qual os bancários lutarão em sua Campanha Nacional deste ano. Entre os principais pontos, os 628 delegados, representando os bancários de todo o Brasil, dentro de um processo marcado pelo pluralismo e amplo debate de idéias, aprovaram a preservação e ampliação do emprego, o fim das metas abusivas e do assédio moral, mais saúde e melhores condições de trabalho e de segurança, PLR maior, valorização dos pisos salariais e reajuste salarial de 11%. Essas reivindicações, entretanto, não são resultado exclusivo da decisão dos 628 delegados que participaram da Conferência. Foram criadas no decorrer de um longo processo de discussão com a categoria, que incluiu reunião de delegados sindicais, consultas aos bancários por parte dos sindicatos, assembleias nas bases, encontros estaduais e conferências regionais.

Reunião na Caixa Borborema

“Em Campina Grande, realizamos um amplo processo de discussão a fim de nos prepararmos para a campanha salarial. Nesses últimos meses, o Sindicato se reuniu e debateu o assunto com bancários de bancos públicos e privados, para que eles pudessem refletir sobre a conjuntura atual, a realidade da categoria, suas necessidades e, com base nisso, formular suas propostas.

Encontro Estadual dos Bancários

Na primeira etapa de organização da Campanha 2010, o Sindicato de Campina Grande e Região juntamente com o Sindicato da Paraíba realizaram o congresso estadual com os trabalhadores do Banco do Brasil, da Caixa e do BNB, bancos que negociam paralelamente à mesa da Fenaban as suas reivindicações específicas. Os Congressos tiveram por objetivo elencar as propostas específicas e eleger os delegados para os Congressos Nacionais desses bancos, que este ano aconteceram no final de maio.

Consulta

No mês de junho a entidade realizou através do site e de formulários distribuídos nas agências uma consulta à categoria, onde os bancários elegeram os temas considerados prioritários para a luta.

Reunião no BB auditório Sete de Setembro

Os bancários também contaram com espaços como as reuniões por agência, que o Sindicato vem realizando desde o mês de maio, debatendo em cada unidade os desafios da campanha deste ano. “Foram em reuniões como essas que os bancários trocaram idéias e debateram os temas que a nossa campanha está abordando, com destaque para a reflexão sobre a conjuntura econômica e o sistema financeiro, além de assuntos como saúde e segurança”, afirma o presidente do Sindicato, Rostand Lucena.

 Conferência Regional da Fetec

Os momentos de debate e formulação das propostas finais para a Campanha Nacional se deram durante o congresso regional da Fetec-NE. Na cidade do Recife, os bancários do Nordeste formularam suas propostas e elegeram delegados para a Conferência Nacional. Na ocasião, os bancários definiram posicionamentos contemplados em sua maioria na Conferência, como a reivindicação de 5% de aumento real, o fim das metas abusivas e do assédio moral.

Seeb CGR

 

 

 

Outras Notícias