8 de março: Dia Internacional da Mulher

08/03/2016 - Por Bancários CGR

O dia internacional da mulher é uma data que merece muitas homenagens, mas também requer discussões das conquistas femininas ao longo da história

Todos os anos, no dia 8 de março, o mundo reflete sobre as conquistas femininas ao longo dos séculos. As mulheres estão superando o preconceito e o machismo que existem na sociedade, além do que conseguem provar a cada dia que não representam o “sexo frágil”.

Após superar muitas décadas de submissão ao homem, a mulher tem desempenhado vários papeis no contexto social. Ela é mãe, esposa, trabalhadora e dona de casa. Tem muitas responsabilidades e em alguns casos é provedora de uma família.

Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que antigamente era vista apenas como a sombra do homem, provou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina corrida – é mãe, esposa, dona de casa e profissional.

A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela começou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de trabalho.

Ser mulher não é uma tarefa fácil. É preciso ter muito jogo de cintura para desempenhar diversos papéis ao mesmo tempo, como trabalhadora, mãe, esposa e dona de casa. Ao longo das décadas, a mulher tem buscado igualdade com os homens e também tem aumentado as suas responsabilidades.

Por mais que o mundo já tenha avançado muito com relação aos direitos da mulher, o preconceito contra o sexo feminino ainda existe, principalmente no mercado de trabalho. As mulheres também continuam sendo vítimas do machismo e da violência doméstica. É nesse cenário que o dia 8 de março assume um significado ainda mais especial e pede reflexão por parte da sociedade.

As mensagens para dia internacional da mulher não falam de revoluções e disputas carregadas de feminismo, elas reconhecem na verdade os grandes feitos do dia-a-dia.

Histórico

O Dia Internacional da Mulher foi proposto pela jornalista e política alemã Clara Zetkin, em 1910, no 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen. À época, a militante não sugeriu uma data específica.

Na década de 1970, o dia passou a ser associado de forma equivocada a um incêndio que aconteceu em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, em 25 de março de 1911, que vitimou 146 pessoas, das quais 125 eram mulheres. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

 

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias