Destaques Movimento Sindical Geral

A partir de 23 de agosto, TVT terá cobertura nacional pelo Canal 555

15/08/2025

Emissora passará a atuar pelo sinal da antena parabólica digital que, além de ter maior qualidade de imagem e som, chegará nas áreas mais remotas do país

A partir do dia 23 de agosto, data em que completará 15 anos, a TV dos Trabalhadores (TVT) poderá ser sintonizada pelo Canal 555, no sinal capitado por antenas parabólicas digitais em todo o país.

A mudança é resultado de um projeto de expansão, como explicou o responsável pela iniciativa na TVT, Alexandre Alimari, ao portal O Cafezinho: “Nestes últimos meses temos trabalhado forte para ampliar nossa cobertura para todo país. Esse processo se soma às mudanças tecnológicas que estamos implementando a partir dos novos programas que já estão no ar, ou que virão por aí”.

Atualmente, só é possível sintonizar o canal de televisão da TVT na Grande São Paulo (com antena digital no canal 44.1 ou no canal 512 da TV por assinatura) e em áreas dos estados da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por conta de parcerias com TVs comunitárias locais.

“Com o canal 555 na parabólica digital, podemos chegar a públicos que sempre estiveram no foco dos nossos programas", observou ainda o presidente da TVT, Maurício Junior, reforçando que, ao lado da conquista de 100 milhões de visualizações, obtida neste ano, não poderia haver "melhor forma" de comemorar os 15 anos da emissora.

Outorgado à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, sem fins lucrativos, o sistema TVT é mantido pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região (Seeb-SP), e inclui ainda redes sociais (@redetvt) e canal no YouTube (@redetvt).

Contraf-CUT ressalta papel da TVT

A presidenta da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, parabenizou o processo de expansão da TVT. "É um canal necessário e fundamental para a defesa de temas da classe trabalhadora, das pautas progressistas, porque aborda os valores do Estado Democrático de Direito que nós defendemos. Em resumo, é um contraponto aos discursos de ódio, de intolerância e à desinformação que, infelizmente, passaram a ter mais espaço e capacidade de disseminação por conta da instrumentalização das redes sociais por grupos de extrema-direita", observou a dirigente, que também é vice-presidenta da CUT Nacional.

Juvandia cita como contraponto negativo dessa instrumentalização das redes sociais o caso do magnata Elon Musk, que comprou o X (ex-Twitter). "A partir de sua gestão, a plataforma de mídia digital passou a favorecer perfis reacionários, inclusive que haviam sido banidos por discursos de ódio e, após a compra por Musk, foram restabelecidas no X”, completou. 

Atualmente, a TVT veicula, diariamente, quatro horas e meia de notícias e análises de acontecimentos relacionados à política, cultura, cidadania e economia.

Nova parabólica digital 

A expansão da TVT por vias digitais acontece em um período de mudanças na estrutura de capitação e transmissão de canais no país. Desde meados de 2023, as antenas parabólicas tradicionais estão deixando de funcionar, porque ocupam a mesma faixa de frequência da tecnologia 5G, que está em crescimento.

Em outras palavras, a interferência entre os dois sinais impede que as duas tecnologias coexistam, forçando a migração para outras formas de recepção de sinais, como as antenas parabólicas digitais, que funcionam em outra faixa de frequência não utilizada pela 5G.

Para garantir o direito de acesso à informação, o governo mantém o programa Siga Antenado, por onde famílias de baixa renda podem solicitar, de graça, kits de antenas digitais (clique aqui e saiba mais). 

Fonte: Contraf-CUT

Outras Notícias