Aditivos do BB e da Caixa estão assinados. No BNB será no dia 8
05/10/2012 - Por Bancários CGR
Empregados e funcionários dos bancos públicos confirmam conquistas arrancadas após greve
Representantes dos empregados da Caixa Econômica e dos funcionários do Banco do Brasil assinaram, com as respectivas direções das empresas, as renovaçoes dos acordos aditivos com direitos específicos dos dois bancos.
Primeiro foi na Caixa, que pagará no dia 11 a primeira parcela da regra básica da PLR, do valor adicional da PLR e da PLR social. Entre as conquistas do acordo aditivo está a valorização do piso de ingresso que passa para R$ 1.963 para os empregados que ultrapassam os 90 dias de empresa, a manutenção da PLR Social que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro líquido entre os trabalhadores de agências e complexos e a ampliação do quadro que totalizará 92 mil até dezembro de 2012 e 99 mil até dezembro de 2013.
> Sindicato assina acordo aditivo com a Caixa
Outro avanço é a criação de Grupo de Trabalho para discutir regras para descomissionamento a partir de propostas dos empregados.
Logo depois foi a vez do Banco do Brasil. Os bancários já receberão a antecipação da PLR ainda nesta sexta-feira 5. Os bancários do BB conquistaram avanços nas questões específicas que estão previstos no acordo aditivo como: a adesão da instituição financeira ao instrumento de combate ao assédio moral, novo plano de cargos de seis horas, a instalação de comissões de conciliação para discutir 7ª e 8ª horas; a promoção dos funcionários do nível A1 para A2 após três meses antes o prazo era de dois anos , o que garantirá mais 3% nos salários.
> Assinado acordo do Banco do Brasil
Banco do Nordeste - O acordo aditivo do BNB será assinado na próxima segunda-feira, dia 8, em Fortaleza. A formalização do acordo com o BNB nesta oportunidade, juntamente com os demais bancos federais BB e Caixa, é mais um ganho político da Campanha Nacional dos Bancários. Este é o primeiro ano que a redação do acordo não será enviada para aprovação do Dest, o que adiava a assinatura em sete, oito meses após a data base. Esta foi uma conquista dos bancários na mesa de negociações. Leia mais
Fenaban - A renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de toda a categoria foi assinada pelo Comando Nacional e por representantes da federação dos bancos na terça-feira 2.
Fonte: Seeb-CGR