ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar
24/11/2025

Em 2026, serão implementadas mudanças nas certificações ANBIMA. De acordo com a Associação, os cursos CPA-10, CPA-20 e CEA serão substituídos, dando lugar aos novos CPA, C-Pro R e C-Pro I. As alterações buscam adequar as certificações às recentes transformações do mercado financeiro.
Acesse o programa detalhado das novas certificações (clique aqui).
Agora, além das habilidades técnicas, os exames vão avaliar algumas habilidades comportamentais, como autogestão, comunicação eficaz, agilidade e capacidade de resolver problemas. As provas da Anbima também terão novos formatos e todas as pessoas candidatas receberão feedback detalhado com um plano de estudos personalizado após o exame.
A formação será contínua, com a disponibilização de conteúdos atualizados no site da Anbima. É importante destacar que, a partir de 2026, para manter a certificação, haverá uma anuidade que pode chegar até R$ 325. Porém, se o valor for pago pelos bancos em que os profissionais atuam, será de apenas R$ 30. Por isso, o movimento sindical acompanhará a transição para defender os trabalhadores.
Veja como acontecerá a transição para as novas certificações:
A transição será individual e cada pessoa certificada será responsável por conduzir seu próprio processo, que poderá ser feito a partir de janeiro de 2026. Para concluir a transição, será necessário manter a certificação atual válida até o fim de 2025 (caso a certificação vença em 2025, é preciso fazer o curso de atualização); estudar e manter as microcertificações concluídas no ANBIMA Edu; e pagar a atualização anual da certificação.
ATENÇÃO: A transição para o novo modelo de certificações Anbima começa em janeiro de 2026. Para viabilizar essa mudança, exames, cursos e documentos ficarão temporariamente indisponíveis. Veja o que muda no fim de 2025:
- As certificações atuais de distribuição (CPA-10, CPA-20 ou CEA) serão encerradas em dezembro;
- O sistema ANBIMA Edu ficará fora do ar entre 20/12/2025 e 26/01/2026 para implementação do novo sistema;
- Durante esse período, não será possível se inscrever, agendar ou realizar exames (tanto para certificações de distribuição quanto de gestão), nem acessar certificados, notas fiscais ou comprovantes;
- As novas certificações (CPA, C-Pro R e C-Pro I) entram em vigor a partir de janeiro de 2026;
- Certificações com vencimento entre 20 e 31/12/2025 serão prorrogadas automaticamente até 26/01/2026;
- Certificações de gestão (CFG, CGA e CGE) com vencimento entre setembro e dezembro de 2025 foram prorrogadas para dezembro de 2026.
Fonte: Seeb-BH
