Assembleia dos funcionários do Itaú sobre ponto eletrônico
14/07/2016 - Por Bancários CGR
O Sindicato convoca todos os trabalhadores do Itaú para assembleia específica que acontecerá na próxima terça-feira, 19, para discutir a renovação do Acordo Coletivo sobre o sistema de ponto eletrônico. A assembleia será às 18 horas, no auditório do Sindicato.
O ponto eletrônico é um importante instrumento para assegurar o cumprimento da jornada de 6 horas e de outros direitos, como o pagamento das horas extras de trabalho, por isso convidamos todos a discutir o tema.
Conforme estabelece o Acordo, o sistema de ponto não deve admitir: restrições à marcação de ponto, marcação automática do ponto, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada e alteração ou eliminação, pelo gestor, dos dados registrados pelo empregado. A proposta prevê ainda as seguintes condições para o funcionamento do ponto eletrônico:
- Encontrar-se disponível no local de trabalho para o registro dos horários de trabalho e consulta;
- Permitir a identificação de empregador e empregado;
- Possibilitar, pelo empregado, a qualquer tempo, através do Portal Corporativo ou da central de atendimento, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas;
- Possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado, mediante solicitação da fiscalização.
Confira aqui o edital de convocação
Fonte: Seeb-CGR