Assembleia nesta terça debate adequações ao Estatuto do Sindicato

28/11/2016 - Por Bancários CGR

Em cumprimento a uma proposta de campanha da atual gestão do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, a entidade realiza nesta terça-feira, 29/11, às 18h em primeira convocação e às 18h30 em segunda convocação, assembleia para apreciação de alterações no seu Estatuto.

A reforma é necessária para que sejam realizadas adequações ao Código Civil e a normas e portarias do Ministério do Trabalho e Emprego. Contempla também atualizações necessárias à continuidade do processo de luta da categoria e de gestão da entidade.

Todos os grandes sindicatos, especialmente de bancários (DF, SP, MG, RJ, PE, PI, PB), estão promovendo alterações estatutárias para se adequar às exigências legais do Código Civil, do Ministério do Trabalho e às necessidades de atuação com unidade de classe entre as categorias para enfrentar o patronato. Ou nós nos organizamos por ramo ou o patronato vai nos dividir.

Uma das propostas a serem apreciadas inclui a mudança no nome do Sindicato e também na sua área de atuação, para incluir todo o ramo financeiro. Essa medida englobaria os trabalhadores de financeiras, cooperativas de crédito e casas de câmbio que, a partir dessa mudança, poderiam se filiar ao Sindicato. Essa é uma necessidade estratégica no enfrentamento aos bancos nas suas tentativas de desqualificar a representação e retirar direitos desses trabalhadores.

Algumas das mudanças que estão sendo propostas são: mudança do período de eleição do Sindicato; ampliação da duração dos mandatos posteriores, passando a quatro anos; alteração dos direitos e deveres dos aposentados; ampliação da representação da entidade, entre outros.

Politicamente, a proposta de reforma estatutária a ser analisada permite fortalecer a democracia, a representatividade e a participação dos bancários, além de modernizar a gestão do Sindicato em todas as suas ações.

 

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias