Notícias do Sindicato Destaques
Aumento de casos de coronavírus entre a categoria bancária reforça a importância do uso dos equipamentos de proteção
10/06/2020 - Por Bancários CGR
A pandemia do coronavírus já deixou um saldo de mais de 34 mil mortos no País. A marca de óbitos fez o Brasil ultrapassar a Itália e ficar em 3º lugar, com mais vítimas no mundo. Só na Paraíba já são 438 óbitos. E mais de 17 mil o número de casos confirmados.
Aqui em Campina Grande, os números também estão crescendo de forma assustadora. Conforme os dados da Secretaria de Saúde do Município, até o último dia 4, a cidade registrou 36 óbitos e mais de 2 mil casos confirmados. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de leitos hospitalares na cidade é de 52% UTI e 46% enfermaria.
Diante dessas estatísticas, os casos entre a categoria bancária também vêm crescendo e preocupando não só os trabalhadores, como também os representantes sindicais. Em João Pessoa, o bancário Josemar José de Lima, gerente de PJ da Caixa foi mais uma vítima fatal da Covid-19 no Estado.
Na base do nosso Sindicato já são 16 casos confirmados até agora. Sendo 5 no BB, 5 na Caixa, 2 no BNB, 2 no Itaú, 1 no Bradesco e 1 no Santander.
Importância dos EPIs
Em um contexto cada vez mais agravante, o uso de máscaras de proteção se tornou uma medida importante no combate ao novo coronavírus. Embora não substitua o isolamento social, a higienização das mãos, o uso das máscaras e de outras medidas de prevenção são essenciais para diminuir as chances de contágio.
Por isso, reforçamos que é essencial que os bancários, em especial os que estão na linha de frente nas agências, priorizem as medidas de proteção e utilizem corretamente e constantemente máscaras, luvas, álcool em gel e se necessário até protetores faciais durante o atendimento. Neste momento precisamos nos manter atentos e priorizar se proteger o máximo, para preservar as nossas vidas.
Lembramos que assim como o transporte público, supermercados, os bancos estão entre os principais locais com maior índice de contaminação por coronavírus. As agências bancárias são ambientes fechados e vulneráveis para propagação do vírus. Por isso, não podemos ser negligentes, precisamos buscar sempre se cuidar neste período.
Use corretamente sua máscara
Enquanto estiver com a máscara evite tocá-la, deixá-la sobre o queixo ou soltar em qualquer superfície. Não esqueça de lavar constantemente as mãos com água e sabão. E sempre higienizar com álcool em gel.
Comunique ao seu Banco
O bancário que apresentar qualquer sintoma de Covid-19 deve se isolar e comunicar imediatamente ao banco. Assim como, qualquer caso suspeito com algum membro da família, que você coabita, também deve ser comunicado ao seu gestor.
Testes Rápidos
O Sindicato orienta que os bancários não esperem pelos bancos e que em casos suspeitos realizem os testes preventivamente. Para ajudar os trabalhadores sindicalizados, fechamos convênio com dois laboratórios na cidade, o Bioanálise e o FDiniz. Em ambos, sócios têm descontos especiais para a testagem rápida.
Proteja-se!
Fonte: Seeb_CGR