Aumento real é resultado de muita luta

27/10/2010 - Por Bancários CGR

Ganhos acima da inflação só vieram depois de forte mobilização nacional
São Paulo - Categoria mobilizada faz a diferença para conquistar novos avanços. Nos últimos anos a história tem se repetido: a intransigência dos banqueiros leva os bancários à greve por reajuste e acordo coletivo dignos.

Embora os bancários se empenhem em resolver as pendências na mesa de negociação, os bancos demonstram não ter o mesmo entendimento. Mesmo com os melhores resultados na economia do país, insistem em não atender às reivindicações dos trabalhadores de aumento real e PLR maiores, além de valorização do piso, entre outras prioridades.

“Se a mobilização é a única linguagem que os bancos entendem, é a ela que os bancários irão recorrer”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, destacando que a categoria fará assembleia no dia 28. “Os banqueiros vão levar os trabalhadores à greve por tempo indeterminado a partir do dia 29.”

A dirigente lembra que durante cinco anos consecutivos os bancários conquistaram aumento real de salários, mas o reajuste acima da inflação só saiu após a greve dos trabalhadores (veja abaixo).

Salário maior só com greve – Foi a partir das fortes mobilizações unificadas  que várias conquistas foram agregadas à convenção coletiva nacional, sendo garantidos aumentos reais de 2005 a 2009. Nas campanhas de 2007 foi conquistada a 13ª cesta-alimentação e, em 2009, a mudança na regra da Participação nos Lucros e Resultados e a conquista da ampliação da licença-maternidade para seis meses.

Fonte: Seeb SP

Outras Notícias