Avalie a gestão da representante dos trabalhadores no CA da Caixa
11/03/2021 - Por Bancários CGR
De acordo com a legislação vigente os conselheiros devem ser avaliados anualmente. “No entanto, como sou a única eleita, acredito que quem melhor pode fazer essa avaliação são os trabalhadores aos quais eu represento, democraticamente”, afirmou Rita. Para avaliar clique aqui e vote, sem precisar se identificar.
Histórico
Rita foi eleita em 2019 para um segundo mandato de dois anos, com 82% dos votos, mas participa do CA desde 2014, quando ocupou o cargo de suplente, sendo eleita titular pela primeira vez em 2017. Tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha nacional Se é Público é para todos. Também é diretora na Fenae.
Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/ Caixa), avalia que é uma grande conquista para o movimento sindical ter uma representação no Conselho de Administração da Caixa, que é a principal instância de decisão do banco. “A participação de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas públicas federais é o resultado de uma luta antiga do movimento sindical em busca de democratizar a gestão das empresas. No caso específico da Caixa, conseguimos fazer a defesa da Caixa 100% pública, sustentável e focada no desenvolvimento do Brasil, entre outros pontos tão importantes para todos os empregados.”
Fonte: Contraf-CUT